sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

F.U.D.G.E.

Olá, galera! Aqui estamos com mais uma coluninha sobre RPG, desta vez enfocando um tipo de material que não é tão recorrente nesse mundinho dos jogos gratuitos, que são os sistemas genéricos. De fato, quando se trata de RPGs gratuitos o mais comum é encontrarmos sistemas específicos para determinado gênero (e em sua maioria esmagadora, fantasia medieval), assim sendo, o FUDGE, da editora americana Grey Ghost Press, é uma grata exceção.
E o que, exatamente é o FUDGE? Já me referi a ele como um sistema genérico, mas a coisa vai um pouco mais além; creio que ele pode ser melhor definido como uma estrutura genérica para a criação de jogos. Em vez de oferecer um conjunto de atributos fechados, por exemplo, o mestre é quem tem a oportunidade de definir quais atributos serão usados em sua aventura/campanha. Isso, somado a um sistema de perícias e vantagens/desvantagens (aqui batizadas de bêncãos e falhas, respectivamente) garante que seja possível recriar seu sistema de jogo favorito ou, ainda melhor, criar uma mescla de seus sistemas de jogo favoritos como um todo coeso. De fato, é possível mesclar o sistema de combate de D&D com o de magias de GURPS e netrunning de Shadowrun, por exemplo. Bem como é possível criar um sistema que use o mínimo possível de regras e rolagem de dados, uma vez que é possível definir níveis de atributos e perícias simplesmente através de adjetivos, em vez de números. Para os fãs da atual tendência de jogos mais narrativistas, este é sem dúvida um prato cheio!
Por fim, vale mencionar que há uma bela versão traduzida para o português brasileiro (feita por Fábio Emílio Costa, responsável pelo antigo Fudge Brasil, que ainda está no ar e pelo mais atual blog +4) rolando internet afora pelo menos desde 2008, portanto não há desculpa para ficar sem nem ao menos experimentar esta maravilha, que já tem sua base de fãs fiéis mundo afora e que pode bem ser uma solução para fãs de um certo sistema genérico cuja editora não tem dado muita atenção para a produção de suplementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário