sexta-feira, 28 de setembro de 2012

The System

Saudações, pessoal! Aqui estamos com mais uma jóia dos RPGs gratuitos. Trata-se do criativamente batizado The System, da New Big Dragon Games, mais um representante da atual tendência em emular o estilo e o espírito das regras de jogos antigos, mas com uma grata diferença da maior parte dos retroclones: em vez de ser mais um descendente do D&D, The System busca ser um sistema universal e genérico. Os mais atentos podem ver nessa descrição uma semelhança com o conceito do GURPS, mas na verdade a inspiração vem de algo um pouco mais antigo e pouco conhecido por estas bandas, o HERO System (uma das influências que guiaram Steve Jackson na criação de seu sistema). Assim como os dois sistemas mencionados, The System apresenta a possibilidade de construir personagens em qualquer tipo de período/cenário, e também como eles, apresenta um sistema de regras bem simples, que cabe em menos de 30 páginas, mas é construído de forma sólida o suficiente para que seja passível de ampliações sem se tornar uma colcha de retalhos contraditória. Altamente indicado para interessados em versatilidade genérica e forte candidato a substituir o GURPS como meu sistema principal.

2 comentários:

  1. Uma excelente opção para quem gosta de sistemas genéricos hoje em dia é o excelente Savage Worlds... mas vamos dar uma conferida nesse The System e ver oque ele conta de bom :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é outro sistema que eu tenho visto por cima o pessoal comentando a respeito... Minha curiosidade está crescendo, embora como "órfão de GURPS" eu tenha ficado mais interessado com o HERO System, recentemente.

      Excluir