domingo, 29 de agosto de 2010

RPG Design Patterns

Olá, pessoal!

Mais um post hoje focando em desenvolvimento de sistemas. Trata-se do "Design patterns of successful role-playing games", de Whitson John Kirk III. Em termos concisos, é um estudo meticuloso descrevendo(dissecando?) características presentes no padrão de desenvolvimento de alguns jogos e ausente em outros, bem como o seu efeito e outras mecânicas associadas.
Uma leitura MUITO interessante e EXTREMAMENTE técnica, muito mais técnica que qualquer regra para simulação realista que eu já tenha visto em qualquer sistema.
Não vou dizer que seja EXTREMAMENTE útil para quem está criando o seu sistema próprio(na verdade, o seu grau de detalhamento pode ser talvez até um pouco prejudicial, uma vez que a maioria dos sistemas independentes já são modelados com algumas metas em vista), mas é interessante como fonte de idéias, até mesmo para quem não está criando todo um novo sistema, mas quer incluir uma mecânica nova em um jogo já existente (como por exemplo, adaptar a mecânica do sistema de magia de AD&D para GURPS?). Em último caso, uma curiosidade deveras interessante.

Link para o download via Legendary Quest Downloads: http://legendaryquest.netfirms.com/books/Patterns2.zip

2 comentários:

  1. Acha mesmo que fez falta?
    Então vou abrir os comentários (tinha pensado em abrir enquete pra isso, mas acho que você tá certo!), ok?
    Valeu a visita!

    Beijinhos
    Eva
    http://bookofmirrorsbr.blogspot.com/

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