terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tagmar II

Tagmar 2

Olá, prezados leitores! Espero que tenham passado bem os feriados de fim de ano e (contrariando o estereótipo do brasileiro médio) tenham começado o ano a todo vapor, correndo em busca de seus objetivos e lutando pela realização dos seus sonhos!!!(Ok, falei que nem o Seiya, agora. Paciência...)

Hoje falaremos sobre um sistema que sinceramente, já deveria ter sido matéria aqui no RPG4free faz um bom tempinho. Sim, é o Tagmar 2 (Advanced Tags and Mares?), a encarnação século XXI do primeirão RPG brasileiro. Quem já é frequentador do meio digital de RPGs brasileiro já deve saber bem qual é a história por trás da publicação, mas para o eventual novato que tenha vindo parar aqui (e é bem-vindo, a propósito), segue um resuminho da história da fera:

O jogo foi publicado inicialmente em 1991, pela extinta editora GSA (que mais tarde seria também responsável pelos importantes Desafio dos Bandeirantes e Millenia). Na época, uma tradução em português do AD&D parecia um sonho distante, e com o seu surgimento, o primeiro Tagmar buscava atender essa lacuna.

De fato, justamente por tentar, à época o jogo recebia críticas que o rotulavam como "cópia barata" do AD&D, mas ainda assim, aos trancos e barrancos, conseguiu até se manter por um bom tempo, inclusive lançando uma coleção de suplementos considerável. Mas, como é a natureza do mercado nacional de RPG, infelizmente GSA não conseguiu sobreviver por muito tempo, e assim, em 1997, o título fez a jornada para o limbo do RPG nacional (onde além de seus irmãos de editora, ainda vivem títulos como Monstros e Demos Corporation). E assim ficou a história até 2004, quando os autores do jogo original se reuniram e decidiram liberar o velho jogo em uma versão atualizada e sem fins lucrativos. E assim nasceu o Tagmar II.

Em relação ao jogo clássico, algumas mudanças essenciais foram a alteração das progressões de evolução de personagens para níveis ilimitados, a ampliação da descrição do cenário, a inclusão de um novo atributo aos seis tradicionais(pois é. Sete atributos. Herança old school), além de revisões em magias, habilidades e tabelas de combate.
E não é que a abertura http://www.tagmar2.com.br/para o formato gratuito (e a abertura para um enorme grupo de colaboradores, além dos autores iniciais) rendeu bons frutos? De 2004 para cá, a produção de material oficial (tudo disponível gratuitamente no site) simplesmente deu um banho naquela "coleção de suplementos considerável" da edição anterior! Aventuras prontas, livros de magias, livro de criaturas, livro de regras opcionais, mapas, crônicas, detalhamento de regiões e sociedades do cenário... Sem sombra de dúvida, um retorno em grande estilo! Deixo aqui, portanto, a dica, o endereço do site (http://www.tagmar2.com.br/) e o meu incentivo: Gente, apóiem o RPG nacional. Tirem da cabeça essa mentalidade de "nacional é cópia" e aprendam a valorizar, a prestigiar, aqueles que vêm de um histórico com o qual vocês podem se identificar! :D

Bons jogos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário